sábado, 19 de março de 2011

Máscaras...

Invariavelmente todos usamos máscaras e não vale a pena dizer que não, tem situações em que se torna impossível não as usar… Mas até que ponto usamos máscaras? Quando sabemos se as devemos usar ou não? Quando podemos ser apenas nós?
Existem aqueles que já não sabem viver sem elas, que as usam tanto e de tal forma que deixam de saber quem são quando as tiram e se tornam perfeitos desconhecidos até para si mesmos… desconhecidos indefesos e perdidos, com medo de viver a vida… com medo de arriscar ser quem são verdadeiramente.
Em época carnavalesca as máscaras são praticamente obrigatórias, “ninguém leva a mal” e todos procuram a melhor, seja ela para provocar ou assustar não importa o intuito, o importante mesmo é dar asas à imaginação, à magia. Mas se em época de carnaval máscaras são sinónimos de alegria, no resto do ano já não se pode dizer o mesmo e o resultado é o que se vê ou melhor, o que não se vê…
Aqueles poucos de entre nós que não usam máscaras, são mais verdadeiros consigo mesmos e com o mundo é verdade, mas também sofrem muito mais, a sociedade é mesquinha e cruel, uma máquina trituradora que não perdoa quem se lhe atravessa no caminho… pura cobardia.
É claro que somos livres de dizer o que pensamos, fazer o que sentimos, dar asas ao que queremos, no entanto, as críticas/reacções são impiedosas e temos que estar preparados para seguir em frente sem nos deixarmos abalar. Queiramos ou não, a maior parte não tem a coragem de assumir o que quer ou amar quem quer e são esses mesmos os primeiros a espetar a “faca” naqueles que tem a coragem de o fazer, a cobardia é uma das grandes inimigas da verdade.
Vivemos numa sociedade em que viver sem máscara, é como ser um “fora-da-lei”… vivemos numa sociedade em que as máscaras saem à rua o ano todo, não só no carnaval...



por Isabel Reis
Crónica no Art'Anima Seixal
Boletim Mensal nº 2
Março/ 2011
todos os direitos reservados

1 comentário:

Nuno Ferreira disse...

"A vida é um verdadeiro Carnaval, há até pessoas que usam máscara o ano inteiro." :p lol
By Nuno Ferreira

Gosteiii ;*** XUAC

Migalhas de Amor...

Migalhas de amor vadio Amor frio… escorregadio… Migalhas de amor pequeno Amor cruel… amor veneno… Migalhas de amor corrido ...